O chef espanhol Ferran Adrià, três estrelas no Guia Michelin, anunciou na tarde desta terça-feira (26) o fechamento, por dois anos, de seu restaurante El Bulli, na Catalunha. Eleito três vezes o melhor do mundo pela revista inglesa "Restaurant", o estabelecimento fecha as portas a partir de 2012, quando completa 50 anos de funcionamento. Mas reabrirá em 2014 com um novo formato e novas tendências, anunciou Adriá, que revolucionou a alta gastronomia internacional com a chamada cozinha molecular.
A decisão, disse Adrià, veio depois de o chef avaliar que o atual modelo do El Bulli não lhe permitia mais continuar criando. O catalão afirmou que a ideia inicial, inclusive, era fechar de vez o restaurante e deixar definitivamente a profissão. Mas, após se consultar com amigos e outros chefs, contou, percebeu que ainda há espaço para novas criações.
"Não estamos no final. Mas o formato atual do El Bulli acabou", declarou Adrià, durante coletiva de imprensa no Madridfusión, um dos principais eventos de gastronomia do mundo, que começou hoje em Madrid. "O que me interessa não é ter um restaurante ou um negócio, mas criar na gastronomia, é saber se consigo ir mais adiante, e atualmente não conseguimos fazer isso".
Durante o tempo em que permanecerá fechado ao público, o El Bulli funcionará como uma oficina de criação para Adrià e sua equipe. "Na verdade o El Bulli não vai fechar. Vamos continuar trabalhando, mas não serviremos comida", explicou.
Os resultados formarão a nova fase do El Bulli, e determinará também o formato da alta gastronomia mundial pelos dez anos seguintes, segundo prevê Adrià. "É uma evolução contínua. O que fazemos hoje vai determinar o que comeremos no futuro", declarou.
Apesar do anúncio fechamento e do esgotamento de seu formato, o El Bulli, que só funciona seis meses por ano (entre junho e dezembro), continuará aberto até 2011. Este ano, o restaurante abre a partir do dia 15 de junho.
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário